Giulio Vanzan

Após a graduação em Ciências da Formação e mestrados em Ciência Política e em Sociologia, dedicou a própria vida ao teatro, aprofundando as técnicas do teatro social e do teatro de Jaques Lecoq, sendo admitido na Escola Internacional de Criação Teatral Helikos de Florença na Itália. Presidente do IIDAC EUROPA; membro do Conselho Diretivo do programa internacional What-IF; consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da UNICEF, como formador e facilitador de processos. Atuou na Bolívia, Bósnia, Itália, Portugal, Estados Unidos e Brasil com cursos, workshops e projetos de formação para o desenvolvimento humano e territorial.

EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO

Desde Fevereiro 2008: UN Voluntários e IIDAC (Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania)
Desde fevereiro 2009 responsável das atividades na Europa (IIDAC Europa) e no 2008 Voluntário das Nações Unidas no IIDAC no Brasil.
 
-Coordenação das atividades do IIDAC Europa (start-up e constituição do Instituto; criação de redes e networks; captação de recursos e gestão das atividades);
-Elaboração e realização do Programa Internacional ProYouth dedicado aos joves e aos adolescentes na Itália, Portugal e Brasil.
-Ideação e coordenação do projeto Células de Transformação em São Paulo, com 14 parceiros ativos, da sociedade civil e do governo local, entre os quais a USP, a Secretaria da Educação do Estado de SP e UN Voluntários.
-Membro do grupo de trabalho de realização do projeto europeu What IF, em parceria com a Universidade de Trento (Itália), Gulbenkian Foundation e Junior Achievement (Bulgária). O projeto se focaliza no tema da equidade e intergeneracional e foi realizado até agora na Itália, Bulgária, Finlândia e Portugal.
-Consultoria para a prefeitura de Lonigo para a criação do foro local dos jovens.
-Formação de grupos de jovens sobre o tema da cidadania ativa e do protagonismo juvenil também por meio do teatro socil na Itália, no Brasil e nos EUA.
-Consultor para o Departamento de Desenvolvimento Social da Cidade de Teresópolis (Rio de Janeiro).
-Facilitador no III Congresso Mundial contra a Exploração Sexual de Jovens e Adolescentes organizado pelo UNICEF no Rio de Janeiro em 2008 e no J8 (G8 dos jovens) em Roma; Coordenação no evento nacional Cidade dos Direitos organizado em Brasília pelo IIDAC e UNICEF em 2009 facilitador na Bienal da Democracia em Turim no 2009; relator no evento internacional Contromafie 2009.
-Coordenador da Secretaria do Pacto Nacional para as Crianças e Adolescentes do Semi-Árido Brasileiro no 2008.

Janiero-Novembro 2007: AMURT Portugal (organização de voluntariado internacional)
Responsável do Centro de Sintra

Coordenação das atividades com outros centros da Associação em Portugal e com os responsáveis dos projetos internacionais. Formação para jovens e adultos.

Julho 2004-Julho 2005: Federação V.I.P. Itália (Associação de clown-terapia)
Coordenador dos projetos da área latino-americana e leste-europeia; presidente da associação federada V.I.P. onlus (novembro 2004-outubro 2005) e formador
Elaboração e implementação dos projetos formativos no Brasil, Bolívia e Romênia.
Coordenação das atividades da Associação V.I.P. Verona. Formação dos voluntários nacionais e internacionais. Elaboração e escritura do projeto Circostanza www.circostanza.org

PUBLICAÇÕES
Escritas por mim
- Livro Da passividade aprendida ao protagonismo, publicado no Brasil online pelo UNV  IIDAC e pela Universidade Estadual do Goiás, traduzido em italiano, inglês, espanhol, francês e alemão.
- Tese de mestrado publicada no site da Prefeitura de Cuneo (Itália), com o título: O Plano Estratégico de Cuneo e o desenvolvimento do setor agroalimentar.
- Tese de licenciatura: O teatro do oprimido como forma de conscientização e participação, publicada no site da Fundação UCI (Itália).
- Artigo: O yoga e a meditação como forma de prevenção do consumo de droga, publicado em italiano e inglês nos sites da Fundação UCI e do IIDAC.
- Livro: Il coraggio di essere felici  2011  Infinito Editore

Escritas sobre o meu trabalho
- Elisa Calpona (UNICEF Nova Iorque): ProYouth Citizenship: um projeto de protagonismo juvenil e uma oportunidade de transformação social em www.iidac.org
- Cecilia Canciani, tese de mestrado em Ciências Políticas na Universidade do Piemonte Oriental: O protagonismo juvenil como recurso da comunidade local: análise de um projeto piloto.

INSTRUÇÃO E FORMAÇÃO

- Mestrado em Sociologia na Universidade do Piemonte Oriental, com endereço: Desenvolvimento Local.

- Scuola Internazionale di Creazione Teatrale Helikos, Firenze, Itália, conclusão do primeiro ano de estudo do teatro físico.

- Janeiro 2006  Janeiro 2007 (1000 horas em total, das quais 500 de project work),
COREP e Universidade do Piemonte Oriental. Mestrado Universitário em Desenvolvimento Local.  Diretor: Paolo Perulli.
Participação da summer school em desenvolvimento local Sebastiano Brusco.
Seleção para participar da Summer School Best,  destinada aos 50 melhores recem-graduados da Itália.

- Outubro 2002  Dezembro 2005
Universidade de Padua, Faculdade de Ciências da Formação, licenciatura em Cooperação Internacional. Nota final 110/110; título de melhor estudante do ano 2004-2005.