sexta-feira, 3 de junho de 2011

POR QUE SE FAZ TEATRO SOCIAL




A finalidade geral de um projeto de Teatro Social está na experiência relacional e simbólica das pessoas que estão envolvidas nela. Se trata de favorecer processos de transformação e de empoderamento da identidade pessoal e na dimensão da relação com o outro.

Na pluralidade dos signos e de códigos teatrais, redescobrir uma dimensão integrada de corpo, imaginação, emoções e pensamentos. E fazer acontecer isso tanto aos indivíduos, quanto ao coletivo. Construir processos culturais e civis valorizando a dimensão criativa como condição de bem-estar. O trabalho do Teatro Social neste sentido é também uma ação antropológica, ética e política orientada à constituição de comunidades solidárias, capazes de sonhar e criar transformação.

Sobretudo quando se trabalha com grupos e pessoas que vivem uma condição de exclusão social, o trabalho do Teatro Social parte da escuta da necessidade de afirmação de si, da vontade de um reconhecimento social que pode também passar por meio de atos fortes. Se tratará então de encontrar por meio do “como se...” teatral, da criatividade artística, as formas adequadas para que também as experiências de vida negativas de um grupo encontrem uma metáfora simbólica eficaz a exprimir, conter e tornar elas comunicativas e transformativas em respeito à relação de comunidade. Trabalhar com a diversidade (ou, melhor, com a alteridade) e com a multiplicidade, significa também trabalhar com conflitos, mediações, com investimentos de energia muito elevados. Uma condição profissional que demanda grande capacidade de governance (gerência) de si e do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário